Segundo o Relatório do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (NEAC), nos 11 meses analisados, o estado registrou 949 mortes violentas intencionais, enquanto no ano anterior foram contabilizados 1.040 casos. Essa queda de 8,75% é um reflexo das políticas públicas e investimentos em segurança realizados no estado.
No mês passado, Alagoas registrou 88 crimes violentos letais intencionais, uma redução de 8,33% em relação ao mesmo período de 2023, que teve 96 casos. Além disso, houve queda nos casos de roubos a pedestres (25,35%), residências (37,50%) e a motos e similares (36,88%) entre novembro deste ano e o mesmo mês do ano anterior.
Em relação aos crimes de feminicídio, foi registrado apenas um caso no mês passado, mantendo a mesma ocorrência do ano anterior. No entanto, foram realizadas 150 prisões entre outubro e novembro deste ano.
Maceió, a capital de Alagoas, também apresentou uma redução significativa nos índices de criminalidade. De janeiro a novembro deste ano, a cidade contabilizou 330 mortes violentas intencionais, em comparação com 367 casos no mesmo período de 2023, representando uma queda de 10,08%. Além disso, os casos de roubos a pedestres (21,37%), residências (0%) e a motos e similares (47,30%) também diminuíram em Maceió.
O governador atribuiu esses resultados aos investimentos em segurança pública e às ações intersetoriais das secretarias do Estado. Ele destacou que Alagoas tem sido o estado que mais investe em segurança e que a atuação conjunta das equipes tem sido fundamental para a redução da violência e a conquista de melhores indicadores sociais.
Durante a apresentação dos dados, estiveram presentes representantes das forças de Segurança Pública do Estado, bem como secretários de Estado e o deputado estadual Alexandre Ayres. O compromisso do governo de Alagoas é continuar combatendo a criminalidade e garantindo a segurança de todos os cidadãos, com a determinação de prender e punir os criminosos.