Dos 63 projetos selecionados, 31 foram aprovados para o Concurso de Ideias Inovadoras, no qual as escolas da Educação Básica apresentam projetos científicos. Além disso, 32 propostas foram pré-selecionadas para a exposição de pôsteres e atividades relacionadas, como manifestações culturais, palestras, minicursos e oficinas. Escolas estaduais de diversas cidades agendaram visitas para conhecer as atividades do evento.
“A rede estadual terá muitas atividades durante a Semana de Ciência e Tecnologia. Além da nossa Mostra Científica em Penedo e Porto Calvo, também somos parceiros da Ufal na Sinpete 2023, quando nossos estudantes poderão expor os trabalhos de pesquisa que realizamos em nossas escolas. Somadas a programas como o Professor Mentor e a nossa parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), por meio do Pibic Jr, são diversas as ações de apoio à iniciação científica”, destaca o superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio, Ricardo Lisboa.
A coordenadora-geral da Sinpete, Vera Lúcia Pontes, revela que a edição deste ano do evento terá um alcance maior do que a do ano passado, estimando que o número de participantes salte de dois mil para 20 mil pessoas em apenas um ano. A expectativa é estimular a criatividade, o pensamento inovador e o pensamento crítico dos jovens por meio de atividades científicas e tecnológicas.
As escolas que participarão do Concurso de Ações Inovadoras comemoram o reconhecimento. Algumas delas já tiveram projetos premiados em eventos como o Encontro Estudantil da Educação de Alagoas e o Circuito Alagoano de Startup. A Escola Estadual Princesa Isabel, do Cepa, foi a unidade com maior quantitativo de projetos aprovados na Sinpete. Recentemente, os estudantes da instituição foram premiados no Circuito Alagoano de Startup.
A Escola Estadual Theotonio Brandão Vilela levará para a Sinpete dois projetos. Um deles, o Ecofloor, foi vencedor do Encontro Estudantil da Educação de Alagoas deste ano. A Escola Estadual Professor Loureiro também vai expor três trabalhos, incluindo um aplicativo de pontos turísticos em sintonia com o Google Maps. Os jogos inclusivos da Escola Estadual Graciliano Ramos também estarão presentes no evento e foram selecionados para a 3ª Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa.
É possível conhecer um pouco melhor cada um desses projetos acessando a página da Sinpete no Instagram.
A Sinpete é uma oportunidade única para os estudantes entrarem em contato não apenas com a iniciação científica, mas também com o meio universitário. A participação de tantas escolas da rede estadual de ensino de Alagoas demonstra o interesse e o engajamento dos estudantes e professores na área da pesquisa científica e da tecnologia. A presença de tantos projetos da rede estadual na Sinpete também mostra o potencial talento e criatividade dos alunos alagoanos.










