Rede de traficantes de metanfetamina em São Paulo é desmontada em operação inspirada em Breaking Bad após denúncia-chave.



Na última semana, a Polícia Civil de São Paulo desmantelou uma rede de traficantes chineses, mexicanos e nigerianos que utilizavam motéis e hotéis do centro da cidade como reduto para o delivery de metanfetamina. A droga, conhecida por seu efeito de longa duração, tem sido usada para a prática do chemsex, termo que significa sexo químico em inglês e consiste em intensificar a experiência sexual por meio do uso de substâncias entorpecentes.

A operação policial, denominada Heisenberg em referência à famosa série de TV Breaking Bad, foi deflagrada em dezembro de 2023. Na ação, foram realizadas 60 prisões e cumpridos 101 mandados de busca e apreensão. Os alvos da operação, que guardam semelhanças com personagens da série, foram surpreendidos pela intervenção da polícia.

Um dos traficantes, apelidado de “fantasma”, é um engenheiro químico mexicano que deixou uma estatal petrolífera em seu país para se tornar cozinheiro da metanfetamina no Brasil. Outro envolvido na operação tem o apelido de Hector Salamanca, em referência a um chefão do tráfico mexicano retratado na série televisiva.

O esquema de abastecimento da droga foi revelado a partir da denúncia de um chinês, que se encontrava sob a proteção da polícia. Ele informou que foi atraído ao Brasil por uma falsa proposta de emprego e descobriu que seria obrigado a trabalhar no delivery de drogas. A partir dessa informação, a polícia chegou a um apartamento no centro da cidade que operava como quartel-general do tráfico de metanfetamina.

Durante a operação, foram apreendidos 2 kg da droga, além de celulares com mensagens relacionadas à venda e fornecimento do entorpecente. Os traficantes também mantinham contato com prostitutas que frequentavam os hotéis e motéis do centro de São Paulo, onde realizavam as entregas da droga.

A prisão de um dos investigados, encontrando em posse de uma prostituta e uma porção de metanfetamina em um hotel na região central da cidade, chama a atenção para a sofisticação do esquema montado pela organização criminosa. A ação da Polícia Civil trouxe à tona a complexidade do tráfico de drogas na metrópole paulistana, revelando a presença de redes internacionais envolvidas na operação do mercado ilegal de entorpecentes.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo