Rede de restaurantes TGI Fridays pede recuperação judicial nos EUA devido a impactos da pandemia e mudanças no consumo.



A renomada rede de restaurantes TGI Fridays pegou a todos de surpresa ao entrar com um pedido de recuperação judicial neste último sábado, dia 2. A empresa sediada em Dallas, no Texas, alegou estar buscando maneiras de assegurar a viabilidade de longo prazo após o fechamento de várias de suas filiais ao longo deste ano.

O presidente executivo da TGI Fridays, Rohit Manocha, afirmou em comunicado à imprensa que os desafios financeiros enfrentados pela empresa são principalmente decorrentes da pandemia de Covid-19 e da atual estrutura de capital. A situação das redes de restaurantes tem sido cada vez mais complicada nos últimos anos, com consumidores optando por pedir comida em casa ou recorrer a redes de fast food, como Chipotle e Shake Shack.

Um juiz de falências dos Estados Unidos recentemente aprovou um plano de reorganização da rede de restaurantes de frutos do mar Red Lobster, após enfrentar anos de perdas crescentes e redução no número de clientes, o que demonstra a dificuldade do setor.

Fundada em 1965, a TGI Fridays atingiu seu auge de popularidade em 2008, tendo alcançado a marca de 601 restaurantes nos EUA e um negócio avaliado em 2 bilhões de dólares. No entanto, de acordo com Kevin Schimpf, diretor de pesquisa da consultoria Technomic, as vendas nos EUA da rede caíram para 728 milhões de dólares em 2023, representando uma queda de 15% em relação ao ano anterior.

Atualmente, a TGI Fridays opera apenas 39 restaurantes nos EUA, em comparação com os 269 que possuía no ano passado. A rede conta agora com um total de 163 restaurantes em todo o país. Vale ressaltar que a TGI Fridays Franchisor, uma entidade separada, detém a propriedade intelectual da marca e concedeu franquias para 56 proprietários independentes em 41 países, que permanecem em funcionamento.

Diante desse cenário preocupante, resta agora aguardar e acompanhar os desdobramentos da recuperação judicial da TGI Fridays e torcer para que a empresa consiga superar esses desafios e se reinventar no mercado altamente competitivo e afetado pela crise.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo