Recall em Produtos da Ypê: Supermercados do Rio Orientam Recolhimento Imediato Após Alerta da Anvisa sobre Risco Sanitário em Mais de 20 Itens.

A Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), que congrega diversas redes supermercadistas do estado, emitiu uma orientação que demanda o recolhimento imediato de produtos da marca Ypê. A recomendação surge após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ter determinado, nesta quinta-feira, a suspensão do uso e o recolhimento de mais de 20 produtos, identificando riscos à segurança sanitária durante uma inspeção em uma fábrica de São Paulo.

A Asserj salientou que seu alerta se aplica tanto aos produtos já expostos nas prateleiras quanto àqueles que estão estocados nas dependências dos supermercados, colocando em primeiro lugar a segurança dos consumidores. O comunicado foi enviado aos associados em resposta à crescente preocupação gerada pela situação envolvendo os lotes da Ypê.

Flávio Graça, consultor técnico de Segurança Alimentar da Asserj, enfatizou em nota que os comerciantes fazem parte da cadeia de fornecimento e, portanto, podem ser responsabilizados solidariamente por danos relacionados à comercialização de produtos que apresentam risco à saúde ou que estejam em desacordo com as normas sanitárias. Essa questão se torna ainda mais crucial em um momento em que a vigilância sobre a segurança dos alimentos consumidos está em mais evidência do que nunca.

Entretanto, até o momento, diversas unidades de supermercados no Rio de Janeiro consultadas por nossa equipe disseram que não receberam orientações formais por parte de órgãos reguladores como a Anvisa ou o Procon-RJ, além de não terem tido contato direto com a fabricante, que determinasse a retirada urgente dos produtos das gôndolas. No supermercado Campeão, localizado em Vila Isabel, por exemplo, o gerente Jorge Roberto dos Santos relatou que só tomou conhecimento da situação após a abordagem da equipe de reportagem. Após confirmar a situação com seu supervisor, foi instruído a manter os produtos nas prateleiras, uma vez que ainda não havia recebido notificação oficial da Ypê.

Similarmente, no atacadista Assaí, a gerente Silvia de Carvalho também não tinha conhecimento do recall e não recebeu orientações sobre a retirada dos produtos. Em outra unidade do Prezunic, outra gerente confirmou que a comunicação sobre a situação ainda não havia chegado. No entanto, segundo a assessoria de imprensa da rede, as lojas foram orientadas a retirar os produtos assim que receberem comunicação adequada da Asserj.

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) foi contatada para comentar o caso, mas até o fechamento deste artigo não havia se manifestado. A situação continua a se desenvolver, e as autoridades monitoram de perto as respostas das redes supermercadistas diante do recall de produtos tão relevantes para a segurança alimentar da população.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo