O critério para a elaboração do ranking leva em conta o desempenho dos clubes nas competições nacionais ao longo dos anos, com maior peso para a temporada anterior. Com o bom desempenho na Copa do Brasil e Copa do Nordeste, o CRB conseguiu se manter bem, apesar de ter descido uma posição em relação ao ano anterior.
No entanto, a situação do CSA não é tão favorável. O time azulino despencou no ranking, saindo da 31ª posição em 2024 para a 42ª colocação neste ano. A ausência da equipe na Copa do Brasil foi determinante para essa queda de 11 posições em apenas uma temporada.
Já o ASA teve motivos para comemorar, ganhando posições no ranking. Em 2024, o time alvinegro ocupava a 83ª posição e agora subiu para a 79ª, ultrapassando equipes como Santa Cruz e Sergipe. O CSE foi outro destaque positivo, conquistando 48 posições em relação ao ano anterior e ocupando a 132ª colocação.
O futebol alagoano também conta com times como Murici, Cruzeiro de Arapiraca, Coruripe e Jaciobá, que ocupam posições no ranking da CBF. Além disso, a Federação Alagoana de Futebol (FAF) se manteve na 11ª posição do ranking das federações estaduais, garantindo ao estado três vagas na Copa do Brasil, duas na Série D e três na Copa do Nordeste. Alagoas, com seu desempenho, continua sendo um dos destaque do futebol nacional.