O trabalho, produzido por Eliane Pereira Gonçalves e equipe, foi destacado pela abordagem profunda e reflexiva sobre um tema fundamental. A premiação se divide em cinco eixos, vinculados a diferentes tribunais superiores, sendo que a Radioagência Nacional foi premiada no eixo 3, do Superior Tribunal de Justiça.
Durante a cerimônia, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, ressaltou a importância dos veículos de comunicação na luta contra a desinformação, discursos de ódio e teorias conspiratórias. Barroso enfatizou a relevância da imprensa no contexto atual, afirmando que, mais do que nunca, a sociedade precisa de veículos comprometidos com a verdade e a ética jornalística.
Além da premiação da Radioagência Nacional, a EBC foi finalista em outras categorias, incluindo quatro episódios do programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, e um especial da Rádio Nacional de Brasília. No total, 261 trabalhos foram inscritos nas diversas categorias do prêmio, avaliados por comissões julgadoras compostas por ministros, juristas especializados e profissionais da imprensa.
O Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário é uma iniciativa conjunta do Supremo Tribunal Federal (STF), Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior do Trabalho (TST) e Superior Tribunal Militar (STM). A premiação tem como objetivo celebrar o aniversário de 35 anos da Constituição Federal de 1988 e promover reflexões sobre os direitos assegurados por ela.