O radar mais ativo durante esse período estava localizado na Avenida Prestes Maia, em direção ao centro, logo após a passarela da Rua das Noivas, onde a velocidade máxima permitida é de 50 km/h. Esse equipamento não é novidade e, de fato, já figurou no topo da lista em anos anteriores, mesmo tendo iniciado suas atividades no segundo semestre de 2024.
Surpreendentemente, outro radar, situado na Rua Heitor Penteado, a 25 metros da Rua Cristiano Viana, tornou-se uma referência em multas, mesmo operando em um trecho com menor fluxo de veículos em comparação à maioria dos outros locais que compõem o “top 10” das infrações. Em fevereiro, o limite de velocidade nessa via caiu de 50 km/h para 40 km/h, e as autuações dispararam de 700 para cerca de 8.000 por mês. Entretanto, em agosto, a velocidade máxima foi elevada novamente para 50 km/h a pedido de uma escola nas proximidades, e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) estuda novas alternativas para garantir a segurança no local.
De acordo com um levantamento recente, a Rua Heitor Penteado é uma via arterial que recebe diariamente cerca de 42 mil veículos. Em contrapartida, na Avenida Alcântara Machado, que possui um volume médio diário de 85 mil veículos, o radar impôs quase 24 mil multas, evidenciando a discrepância nas infrações sem relação direta com a quantidade de tráfego.
Outro radar notável está instalado na Alameda Gabriel Monteiro da Silva. Com menos de 10 mil veículos por dia, esse dispositivo flagrou mais de 24 mil infrações em um espaço de seis meses, um número surpreendente considerando o baixo fluxo de veículos. O local também é classificado como uma via com “trânsito de vulneráveis”, onde crianças e pedestres estão em maior risco.
A situação levanta questões sobre a efetividade e a necessidade dos limites de velocidade nos diferentes pontos da cidade, além da segurança de motoristas e pedestres, com a CET indicando que está realizando avaliações constantes em relação à segurança viária. A discussão sobre o equilíbrio entre a fiscalização e a segurança no trânsito em São Paulo segue relevante, à medida que as autoridades buscam soluções para melhorar a fluidez e a segurança nas vias urbanas.







