Em resposta a essa situação, o governo fluminense tomou a decisão de fechar temporariamente todos os parques do estado. O Corpo de Bombeiros informou que só na última sexta-feira (13/9), foram extintos aproximadamente 330 focos de incêndio em diferentes regiões do estado.
O acumulado de queimadas de janeiro a setembro de 2024 já é o segundo maior dos últimos 10 anos, ficando atrás apenas do registro de 2014, quando foram contabilizados 1.283 focos de calor. O secretário de Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, alertou para a suspensão da visitação de turistas nos parques e ressaltou a importância da colaboração da população na denúncia de possíveis crimes ambientais.
Enquanto as queimadas assolam o estado, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta poucas nuvens e uma temperatura de 31ºC na cidade do Rio de Janeiro para este domingo (15/9), sem previsão de chuvas nos próximos dias. A situação exige atenção e ações urgentes para proteger o meio ambiente e evitar danos ainda maiores à fauna, flora e comunidades locais.