Queimadas no Rio de Janeiro têm aumento de 140% em setembro de 2024, alerta Inpe e fecha parques estaduais temporariamente.

O estado do Rio de Janeiro está enfrentando um cenário preocupante de aumento nas queimadas, com um crescimento alarmante de 140% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo dados do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram registrados 255 focos de calor nos primeiros 13 dias deste mês, contra apenas 106 em todo o mês de setembro de 2023.

Em resposta a essa situação, o governo fluminense tomou a decisão de fechar temporariamente todos os parques do estado. O Corpo de Bombeiros informou que só na última sexta-feira (13/9), foram extintos aproximadamente 330 focos de incêndio em diferentes regiões do estado.

O acumulado de queimadas de janeiro a setembro de 2024 já é o segundo maior dos últimos 10 anos, ficando atrás apenas do registro de 2014, quando foram contabilizados 1.283 focos de calor. O secretário de Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, alertou para a suspensão da visitação de turistas nos parques e ressaltou a importância da colaboração da população na denúncia de possíveis crimes ambientais.

Enquanto as queimadas assolam o estado, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta poucas nuvens e uma temperatura de 31ºC na cidade do Rio de Janeiro para este domingo (15/9), sem previsão de chuvas nos próximos dias. A situação exige atenção e ações urgentes para proteger o meio ambiente e evitar danos ainda maiores à fauna, flora e comunidades locais.

Sair da versão mobile