Os estudantes concorrentes são Gabriel dos Santos Silva, da Escola Estadual Professora Maria Antônia de Oliveira, de Matriz de Camaragibe; Milena Santos, da Escola Estadual Professor Ernani Méro, de Penedo; Adriele Milagres Melo da Trindade e Ranikele Ferreira da Silva, ambas da Escola Estadual José Aprígio Brandão Vilela, de Teotônio Vilela.
A votação já está aberta ao público e pode ser feita até o dia 10 de novembro. No site do PJB, é possível assistir aos vídeos dos candidatos e escolher o discurso que mais representa cada votante. Apenas um candidato pode ser escolhido.
Antes de chegarem a essa etapa, os estudantes já passaram pela fase estadual, tendo sido selecionados entre outros 40 alunos de Alagoas. A seleção foi feita com base nas melhores respostas à pergunta “O que é importante transformar na educação”.
Segundo Leandro Lima, gerente especial de Execução de Programas e Projetos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o principal objetivo do programa é promover o protagonismo juvenil, permitindo que os estudantes participem diretamente das decisões políticas, proponham soluções e compreendam os problemas de sua comunidade.
O resultado final da seleção será divulgado no dia 14 de novembro. A Câmara dos Deputados será responsável por arcar com as despesas dos estudantes e professores finalistas. A participação no PJB proporciona aos jovens uma aprendizagem sobre política, democracia e o papel do Poder Legislativo. A etapa nacional do programa acontecerá de 5 a 7 de dezembro, em Brasília, com atividades na própria Câmara dos Deputados.