Uma equipe internacional de socorristas retirou quatro dos garotos presos em um complexo de cavernas na Tailândia, de acordo com as autoridades. Eles foram levados para o hospital em Chiang Rai e estão em “perfeitas condições”, disse o coordenador da operação de resgate.
Em coletiva de imprensa, Narongsak Osottanakorn confirmou que os quatro estão no hospital sendo examinados e que a equipe irá descansar. Segundo ele, será necessário 10 horas para preparar a próxima missão.
Em sua página de Facebook, a Marinha tailandesa, que vinha informando sobre a retirada dos garotos, postou: “Tenham bons sonhos esta noite”.
Narongsak afirmou ainda que 90 mergulhadores estão envolvidos na operação de resgate – 40 tailandeses e 50 estrangeiros, diz o MSN.
As autoridades decidiram começar na manhã deste domingo a arriscada operação para tirar 12 garotos e seu técnico de futebol de um complexo de cavernas na Tailândia – onde eles estão presos há duas semanas – com receio de que a chuva dificulte ainda mais a situação.
De acordo com o repórter da BBC Dan Johnson, médicos examinaram o grupo no sábado e decidiram que os que estão mais fracos seriam retirados primeiro.
O grupo está na saliência de uma rocha 4 km adentro do complexo Tham Luang, o quarto maior do país. Fortes chuvas estão previstas para este domingo na província de Chiang Rai, onde fica a caverna – e elas já começaram.
As autoridades vinham tentando escoar o máximo de água possível do local para viabilizar um resgate sem a necessidade de mergulho, mas eles decidiram que não podem mais esperar. Neste momento, o nível de água na caverna é o menor desde que o grupo foi encontrado, há dez dias. O risco é que as chuvas voltem a fazer esse nível subir.
Os mergulhadores vinham ensinando aos 13 na caverna como respirar embaixo d’água e como usar o equipamento de mergulho.
08/07/2018