Provas da 2ª fase da Obmep serão aplicadas neste sábado a mais de 900 mil estudantes em todo o Brasil.



Neste sábado, mais de 900 mil estudantes de escolas públicas de todo o Brasil participarão da segunda fase da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A competição, que é considerada a maior olimpíada do conhecimento do país, tem como objetivo incentivar o estudo da matemática e identificar jovens talentos nessa área.

Os alunos classificados na primeira etapa da Obmep terão três horas para realizar a prova, que é composta por seis questões discursivas, adequadas a cada nível de ensino (fundamental e médio). A avaliação poderá ser feita a lápis ou à caneta esferográfica azul ou preta. É importante ressaltar que os participantes devem apresentar um documento de identificação legível, como a carteira de identidade, a certidão de nascimento ou a carteira escolar.

Para orientar os estudantes em relação aos locais das provas, a organização disponibilizou as informações no site oficial da Olimpíada, separadas por unidade da federação e escolas participantes. Além disso, a Obmep recomenda que os alunos cheguem com pelo menos 30 minutos de antecedência ao local de aplicação da prova.

Em relação à premiação, nesta edição serão distribuídas 8.450 medalhas nacionais, sendo 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze, juntamente com 50 mil menções honrosas pela participação na competição. Os estudantes que conquistarem medalhas nacionais serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que visa estimular o raciocínio lógico e a criatividade dos participantes por meio de questões da área de matemática.

A Obmep é realizada anualmente em duas fases e é custeada com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Além disso, o desempenho na olimpíada de matemática é considerado no processo seletivo de ingresso de alunos no bacharelado gratuito em matemática da tecnologia e inovação do Impa Tech.

Para se prepararem, os alunos podem utilizar o portal da Obmep, que oferece conteúdos gratuitos, como videoaulas, apostilas, exercícios, problemas resolvidos, testes, aplicativos e muito mais. O portal também permite aos estudantes acessarem seu histórico, certificados de participação e aos professores acompanharem o desempenho de seus alunos.

A divulgação dos premiados desta edição está prevista para 20 de dezembro deste ano. Com tantas oportunidades e incentivos, a Obmep continua cumprindo seu papel de estimular o estudo da matemática e revelar talentos em todo o país.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo