Durante a sessão, a deputada Rose Davino exaltou a trajetória e o impacto da homenageada. “Hoje concedemos esse título, mais do que merecido, por todos os serviços que a doutora Failde prestou durante todos esses anos”, declarou Rose. Em um relato emocionado, Davino destacou os 16 anos em que Failde atuou como promotora de Justiça de fundações, especialmente acompanhando o crescimento da FunBrasil. “Ela nos incentivou, orientou e ajudou a construir uma instituição de excelência. Em nome da Família FunBrasil, externamos nossa gratidão pelo seu trabalho e dedicação”, concluiu.
O presidente Marcelo Victor também elogiou a homenageada, enfatizando que os discursos proferidos foram profundamente inspiradores. “Os pronunciamentos foram um ponto alto da nossa sessão. Saimos seres humanos melhores, porque vimos uma pessoa com várias qualidades, destacada pela deputada Rose: a doutora Failde Mendonça é uma mulher solidária”, disse Victor. Ele sublinhou a importância da solidariedade como um motor de transformação social, destacando a relevância do terceiro setor nesse contexto. “Solidariedade é a palavra-chave deste dia. Sejamos mais solidários com nosso tempo, inteligência e conhecimento para promover o crescimento e a dignidade das pessoas à nossa volta”, acrescentou, classificando a sessão como gratificante.
Em seu discurso de aceitação, Failde Mendonça compartilhou o impacto que a homenagem causou em sua vida. “Foi um momento especial quando recebi a notícia. Fui promotora de fundações por mais de 20 anos, e a minha trajetória tanto profissional quanto pessoal me trouxe até aqui, o que me deixa muito feliz”, afirmou, prometendo seguir seu trabalho em prol da sociedade.
Formada em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em 1983, Mendonça iniciou sua carreira como promotora de justiça do Estado de Alagoas em 1986. Ela possui especializações em Direito Processual e Gestão de Organizações Sem Fins Lucrativos, e já presidiu a Associação Nacional de Procuradores e Promotores de Justiça de Fundações e Entidades de Interesse Social.
A mesa de honra foi composta por figuras de destaque, incluindo a deputada Fátima Canuto (MDB), o vereador por Maceió Davi Davino (PP), o delegado Roberval Davino, o promotor Givaldo de Barros Lessa, representando os procuradores, e o reitor do Centro Universitário Cesmac, João Sampaio. Personalidades como o ex-deputado federal Givaldo Carimbão, o vice-diretor do Cesmac, Douglas Apratto, e a presidente da FunBrasil, Juliana Omena, também marcaram presença no evento, junto a diversos outros líderes e membros da comunidade local.