Projeto Renasce Salgadinho recolhe mais de 1.300 eletrônicos e promove gincanas ambientais em escolas da região.



O Projeto Renasce Salgadinho, fruto de ações de conscientização ambiental, promoveu recentemente gincanas em duas escolas da região onde a obra ocorre. O resultado foi a coleta de 1.370 eletrônicos que podem ser reaproveitados, além de óleo, pet, latinha, livros, revistas, panela velha, papel, papelão e plástico, evitando o descarte irregular desses materiais.

Durante as atividades, os alunos participaram de brincadeiras lúdicas e aprenderam sobre coleta seletiva, educação ambiental, reciclagem e os impactos negativos do descarte inadequado de resíduos. Todo o material recolhido foi encaminhado à Cooperativa de Recicladores de Lixo Urbano de Maceió (Cooplum), responsável pela coleta seletiva nos bairros da parte baixa da capital.

Essas gincanas foram realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Projeto Escola Alerta, e as ações socioambientais do Renasce Salgadinho. Mais de 700 crianças foram beneficiadas com a iniciativa. De acordo com o secretário-adjunto de Infraestrutura, Thales Ribeiro, as gincanas ambientais têm como objetivo reforçar a importância do descarte correto dos resíduos e da reutilização, complementando o trabalho já realizado no sistema porta a porta e nas salas de aula.

O Projeto Renasce Salgadinho é um conjunto de obras que está sendo realizado em vários bairros da cidade, com o objetivo de mudar a realidade local. Com investimentos de R$ 76,4 milhões provenientes de um empréstimo da Companhia Andina de Fomento (CAF), as intervenções estão previstas para serem concluídas e entregues até o final de 2023. Além da revitalização, o projeto inclui mais de 20 intervenções, como requalificação ambiental, análises técnicas e melhorias no sistema de drenagem e contenção de erosão. Ações educativas, como palestras e oficinas de reciclagem, também fazem parte do projeto.

O Renasce Salgadinho é um projeto de grande importância para a cidade, pois contribui para a melhoria da qualidade de vida da população e para a preservação do meio ambiente. As ações de conscientização, como as gincanas ambientais realizadas nas escolas, são fundamentais para conscientizar os cidadãos sobre a importância da preservação ambiental e do descarte correto dos resíduos. Com essas iniciativas, a cidade de Maceió avança em direção a um futuro mais sustentável.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo