Projeto que cria o Programa Estadual de Equoterapia é aprovado. Programa visa promover a terapia com cavalos para pessoas com deficiência.

O plenário da Assembleia Legislativa de Alagoas teve uma sessão ordinária movimentada nesta quarta-feira, 16, com a apreciação e deliberação de 20 processos em pauta. Entre os projetos em destaque, está o nº 240/2023, que institui o Programa Estadual de Equoterapia como método terapêutico de habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida na rede pública de saúde, além da política de educação inclusiva no ensino e aprendizagem na rede pública de Educação em Alagoas.

A iniciativa do projeto é do deputado Fernando Pereira, do Partido Progressista, e foi aprovada por unanimidade pelos 19 parlamentares presentes na plenária. O objetivo do programa é proporcionar melhoras físicas, sociais e psíquicas aos pacientes por meio do cavalgar do equino, que possui um movimento rítmico semelhante ao andar humano.

De acordo com o deputado Pereira, a equoterapia é um tratamento complementar à fisioterapia que estimula a mente e o corpo do paciente por meio dos movimentos tridimensionais do cavalo. Além disso, a atividade contribui para o desenvolvimento da força muscular, coordenação motora e equilíbrio.

O parlamentar ressalta a importância da atuação do Estado na promoção do desenvolvimento e bem-estar das pessoas com deficiência, destacando a relevância das políticas do Programa Estadual de Equoterapia para a qualidade de vida desses indivíduos.

Além desse projeto, a sessão também discutiu e votou outros processos importantes para o estado. Foram votados projetos de resolução que concedem comendas a personalidades esportivas, médicos, advogados, desembargadores e jornalistas. Também foram aprovados projetos de lei ordinária que consideram a personagem Miss Paripueira como patrimônio cultural imaterial do Estado, que instituem a ação de promoção da Cultura Oceânica em instituições de ensino e que concedem títulos de utilidade pública para entidades como o Instituto Amor 21.

Outros projetos discutidos em primeira e segunda votação incluem a concessão do Título de Cidadão Honorário do Estado de Alagoas, a abertura de créditos suplementares e a criação do programa estadual “Adote um Animal”.

A sessão foi bastante produtiva e contou com a presença de todos os parlamentares, que debateram e deliberaram sobre as matérias em pauta. A Assembleia Legislativa de Alagoas demonstrou mais uma vez seu comprometimento em trabalhar em prol do desenvolvimento do estado e do bem-estar da população.

Sair da versão mobile