Projeto de lei que incentiva mobilidade verde e inovação é analisado na Câmara dos Deputados, com destaque para taxação de produtos importados.



Nesta tarde, a Câmara dos Deputados está analisando o Projeto de Lei 914/24, que institui o Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover). Esta proposta tem como objetivo principal descarbonizar a produção de veículos, concedendo incentivos financeiros no valor de R$ 19,3 bilhões ao longo de cinco anos, além de reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) como forma de estimular a pesquisa e o desenvolvimento de soluções tecnológicas e a produção de veículos com menor emissão de gases do efeito estufa.

Apresentado pelo Poder Executivo, o Projeto de Lei é semelhante à Medida Provisória 1205/24. O tema já foi regulamentado por um decreto presidencial e uma portaria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, que estabeleceram as diretrizes para a redução do IPI e a habilitação dos projetos das indústrias e montadoras do setor para terem acesso aos incentivos financeiros, previstos em R$ 3,5 bilhões para o ano de 2024.

Uma novidade incorporada ao texto do projeto pelo relator, deputado Átila Lira (PP-PI), é a questão da taxação de produtos importados de até 50 dólares. Atualmente, o governo federal isenta de Imposto de Importação as compras internacionais de pessoas físicas abaixo desse valor. Contudo, o relator propõe uma taxação de 20% sobre essas mercadorias importadas de até 50 dólares e de 60% para valores entre 50 e 3 mil dólares, com um desconto de 20 dólares do tributo a ser pago.

É importante ressaltar que essas alíquotas são mínimas e, dependendo da classificação dos bens importados, podem chegar a 400%. As discussões sobre esse tema estão em andamento e mais informações serão divulgadas em breve. O público interessado pode acompanhar a sessão ao vivo através do link disponibilizado.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo