Projeto de Lei propõe resgate da identidade cultural alagoana nas escolas municipais através de aulas práticas ministradas por mestres populares.



O vereador e candidato à reeleição por Maceió, Dr. Cleber Costa, está propondo uma nova iniciativa que visa resgatar e fortalecer a identidade cultural alagoana nas escolas municipais. O Projeto de Lei apresentado por ele tem como objetivo a implementação de oficinas com aulas teóricas e práticas ministradas por mestres da Cultura Popular na rede pública de ensino, ampliando o alcance do atual programa “Folguedos na Rede”.

O programa já beneficiou cerca de 1.200 estudantes em 40 escolas, proporcionando aulas sobre tradições culturais locais, como o Coco de Roda, Guerreiro, Reisado e Fandango, ministradas por 40 mestres populares. A intenção não é apenas ensinar essas expressões artísticas, mas também aproximar as crianças da rica herança cultural de Alagoas, oferecendo uma educação mais completa e conectada às raízes da comunidade. Além disso, o projeto tem como objetivo formar novos mestres para garantir a continuidade e preservação da cultura local.

Em suas declarações, Dr. Cleber Costa ressaltou a importância do contato direto com os mestres da cultura popular para que as novas gerações compreendam e preservem as tradições locais. Ele enfatizou a necessidade de garantir a continuidade e ampliação do projeto, transformando as escolas em verdadeiros centros de cultura.

A verba para a execução do projeto provém da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), que fornece os recursos necessários, enquanto a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (Semce) é responsável pela implementação, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Além disso, o projeto garante transporte e alimentação para os mestres, que são membros da Associação dos Folguedos Populares de Alagoas (Asfopal), fortalecendo a logística e o suporte para que possam compartilhar seus conhecimentos com os estudantes.

Com essa iniciativa, Dr. Cleber Costa visa preservar as tradições populares e religiosas de Alagoas, fortalecendo o vínculo das crianças com sua identidade cultural e garantindo o futuro dessas manifestações. A proposta representa um importante passo na valorização da cultura local e na promoção da educação cultural nas escolas municipais de Maceió.

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