Segundo a deputada Gabi Gonçalves, a iniciativa visa combater a exclusão social de aproximadamente 309 mil jovens alagoanos, entre 15 e 29 anos, que estão fora do mercado de trabalho e da escola. Ela ressalta a importância do incentivo do Governo Estadual para promover a inclusão desses jovens através da reserva de contratações de mão de obra em projetos com benefícios fiscais.
O texto do projeto de lei precisa passar por uma nova votação em 2º turno e ser encaminhado para o Poder Executivo para ser sancionado como lei. A proposta busca contribuir para a redução da inatividade de jovens entre 18 e 29 anos em Alagoas, que atualmente apresenta índices preocupantes de 43,4% e 41,3% respectivamente.
A deputada ressalta que a iniciativa visa garantir oportunidades de capacitação e inclusão social para os jovens do estado. A expectativa é que, com a implementação da lei, mais jovens possam ter acesso a oportunidades de trabalho e desenvolvimento pessoal, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento de Alagoas como um todo.