Projeto de Lei propõe Política Nacional de Saúde Mental para Homens, incluindo combate à depressão, prevenção ao suicídio e acesso a tratamento psicológico.

Está em análise na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 230/24, que propõe a instituição da Política Nacional de Saúde Mental para os Homens. Essa iniciativa visa abordar importantes aspectos relacionados à saúde mental masculina, como ansiedade, depressão, prevenção ao suicídio, acompanhamento psicológico, manejo do estresse e identificação de impulsionadores de violência ligados a questões mentais.

De acordo com a proposta, a política nacional terá como princípios e diretrizes a realização de programas de prevenção, identificação precoce e tratamento adequado de transtornos de ansiedade e depressão entre os homens, desenvolvimento de estratégias para prevenir o suicídio, oferta de serviços de apoio psicológico e psiquiátrico, garantia de acesso equitativo a acompanhamento psicológico, desenvolvimento de políticas de redução do estresse e identificação de fatores que contribuem para comportamentos violentos entre os homens.

Além disso, o projeto determina que governos e a sociedade em geral devem promover campanhas educativas e de conscientização sobre a importância da saúde mental masculina, incentivando a busca por ajuda profissional. O autor da proposta, o deputado Pedro Aihara (PRD-MG), ressalta a importância de incentivar e facilitar o acesso dos homens aos serviços de saúde mental, superando barreiras culturais e sociais.

A Política Nacional de Saúde Mental para os Homens será executada com recursos provenientes de dotações orçamentárias nos órgãos participantes, seguindo os planos federais, estaduais, distritais e municipais. O projeto tramita em caráter conclusivo e passará por análise das comissões de Saúde; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Essa iniciativa destaca a importância de priorizar a saúde mental dos homens e reconhecer as especificidades e desafios enfrentados por esse público. A proposta busca promover o bem-estar e a qualidade de vida, contribuindo para a construção de uma sociedade mais saudável e acolhedora para todos.

Sair da versão mobile