A autora do projeto, a deputada Helena Lima (MDB-RR), ressalta a importância de regular essas situações de desvinculação no CTB, destacando que a legislação atual já permite a desvinculação, mas em alguns casos é necessário recorrer à justiça. Ela enfatiza que o projeto traz inovações ao estabelecer as regras no código de trânsito.
Além disso, o texto prevê restrições aos devedores de multas não vinculadas aos veículos, com o objetivo de desestimular a inadimplência. Os devedores que não quitarem as multas vencidas estarão proibidos de obter, renovar ou mudar a categoria de habilitação, registrar, licenciar ou renovar o licenciamento dos veículos, bem como obter ou renovar autorização, permissão, credenciamento ou contrato de prestação de serviços com a administração pública.
No caso específico de multas acumuladas com veículos de locadora, o projeto proíbe o devedor de realizar novas locações. A proposta seguirá para análise das comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo, conforme previsto na tramitação de projetos de lei.