Projeto de Lei prevê criação de salas de silêncio em escolas para alunos autistas e neuroatípicos



A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2864/23, que prevê a criação de salas de silêncio nas escolas de ensino básico para alunos autistas e neuroatípicos. Essas salas, também conhecidas como salas de descompressão ou desaceleração, têm como objetivo proporcionar um ambiente tranquilo para que esses estudantes possam aliviar a sobrecarga sensorial e evitar crises emocionais e comportamentos agressivos.

O Projeto de Lei, de autoria dos deputados Jadyel Alencar (PV-PI) e Clodoaldo Magalhães (PV-PE), estabelece algumas diretrizes para as salas de silêncio. Elas devem ser reservadas, disponibilizar fones redutores de ruído e objetos reguladores, como óculos escuros, ter baixo estímulo visual e sonoro, ser localizadas em locais de fácil acesso e ser sinalizadas de forma clara e visível, preferencialmente na entrada da escola. Além disso, um ato do Poder Executivo irá estabelecer as punições para quem descumprir a medida.

O relator do projeto, deputado Sargento Portugal (Podemos-RJ), emitiu um parecer favorável à proposta, ressaltando a importância de as escolas trabalharem de forma personalizada e flexível para atender às necessidades específicas de cada aluno autista ou neuroatípico. Segundo ele, essa medida contribui para garantir uma educação inclusiva e de qualidade para todos.

É importante ressaltar que as pessoas autistas possuem alterações no processamento sensorial, o que causa dificuldades na concentração e na interação com outras pessoas. Portanto, contar com salas de silêncio nas escolas pode ser uma alternativa eficaz para auxiliar no desenvolvimento desses estudantes.

O Projeto de Lei ainda será analisado pelas comissões de Educação, Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de seguir para votação no Plenário. O processo de tramitação segue o rito usual para projetos de lei, e caso seja aprovado, irá impactar positivamente a inclusão e o bem-estar dos alunos autistas e neuroatípicos nas escolas de ensino básico.

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