Segundo o senador, há diversas denúncias sobre situações de discriminação nas instituições de ensino, que vão desde a separação dos alunos em turmas e turnos diferentes até a exclusão dos bolsistas nos processos de avaliação oficiais. Ele também aponta a omissão e negligência no tratamento de queixas de bullying contra os bolsistas e a distinção entre os estudantes pelo uso de uniformes como práticas discriminatórias que precisam ser combatidas.
O projeto está em pauta para ser discutido na próxima terça-feira (01) na Comissão de Educação do Senado. Caso seja aprovado sem solicitação de votação em Plenário, ele será encaminhado diretamente para a Câmara dos Deputados para análise. A proposta busca garantir a inclusão e a igualdade de oportunidades para todos os estudantes, independentemente de sua condição financeira.
A iniciativa do senador tem como objetivo promover um ambiente educacional mais justo e igualitário, onde todos os alunos tenham acesso aos mesmos recursos e oportunidades de aprendizado. A discussão em torno do projeto ressalta a importância de combater qualquer forma de discriminação e exclusão nas instituições de ensino brasileiras, visando garantir uma educação de qualidade para todos.
