A iniciativa contou com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marechal (APA) Deodoro, bem como membros do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental de Santa Rita, e também com técnicos da Gerência de Unidades de Conservação (Geruc) e da Gerência de Educação Ambiental (Gedam) do IMA, que contribuíram para enriquecer a experiência educacional dos alunos.
Antes de embarcar, as crianças participaram de uma aula sobre a geografia do Complexo Lagunar e receberam informações importantes sobre a proteção da fauna e da flora, além de conhecerem mais sobre as Unidades de Conservação. O objetivo dessa etapa educativa é ampliar o entendimento das crianças sobre o ecossistema local e promover um senso de responsabilidade ambiental.
Durante o passeio, os educadores abordaram questões sobre a poluição e os desequilíbrios ecológicos causados por essa problemática, exemplificando com a extinção de peixes na Lagoa Mundaú devido à poluição. Josiane Araújo, representante da Gerência de Educação Ambiental no Barco Escola, destacou a importância de integrar a educação ambiental no aprendizado das crianças, enfatizando a necessidade de desenvolver uma identidade ambiental e conscientização sobre os impactos ambientais e sociais.
Para a coordenadora do Projeto Guarda Mirim, Roberta Souza, a participação das crianças no projeto Barco Escola pode influenciar significativamente no aprendizado e desenvolvimento delas. Segundo ela, a interação das crianças foi bem receptiva, principalmente na parte informativa, e a aula de campo proporcionou um aprendizado prático e enriquecedor, que os alunos poderão multiplicar e compartilhar com outras pessoas.
O projeto Barco Escola – Navegando com Meio Ambiente, desenvolvido pelo IMA-AL, é uma iniciativa que contribui para a formação educacional das crianças, promovendo a conscientização e responsabilidade ambiental, além de oferecer experiências práticas e enriquecedoras para os alunos participantes.