Projeto Barco Escola – Navegando com Meio Ambiente retoma atividades com estudantes em passeio educativo pelo Complexo Lagunar.

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA-AL) retomou as atividades do projeto Barco Escola – Navegando com Meio Ambiente, na última sexta-feira (10), proporcionando aos estudantes do 5º e 7º ano da Escola Municipal Professora Maria Petrolina de Gouvêa, participantes do Projeto Guarda Mirim em Marechal Deodoro, uma experiência enriquecedora com um passeio pelo Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM).

A iniciativa contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marechal Deodoro, membros do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental de Santa Rita, técnicos da Gerência de Unidades de Conservação (Geruc) e da Gerência da Educação Ambiental (Gedam) do IMA. Todos contribuíram para enriquecer a experiência educacional das crianças.

A jornada educativa teve início na Base Descentralizada do IMA, localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) de Santa Rita, onde as crianças tiveram uma aula sobre a geografia do Complexo Lagunar. Durante a aula, os alunos puderam aprender sobre a importância vital da proteção da fauna e da flora, bem como receber informações essenciais sobre as Unidades de Conservação. O objetivo é não apenas ampliar o entendimento das crianças sobre o ecossistema local, mas também estabelecer um senso de responsabilidade ambiental.

No passeio de catamarã, as crianças absorveram informações valiosas sobre como a poluição pode desencadear desequilíbrios ecológicos e afetar diretamente os animais aquáticos. Foi discutida, por exemplo, a extinção de peixes na Lagoa Mundaú devido à poluição. Josiane Araújo, representante da Gerência de Educação Ambiental no Barco Escola, enfatizou a importância de integrar a educação ambiental no aprendizado das crianças, desenvolvendo uma identidade ambiental e conscientizando sobre os impactos ambientais e sociais.

A participação das crianças no projeto Barco Escola pode influenciar significativamente no aprendizado e desenvolvimento delas, conforme compartilhou a coordenadora do Projeto Guarda Mirim, Roberta Souza. Ela destacou a importância da aula prática e da interação das crianças, que se tornam multiplicadoras das informações adquiridas.

O projeto Barco Escola – Navegando com Meio Ambiente proporciona uma experiência educativa única, sensibilizando as crianças para a importância da preservação ambiental e o impacto das ações humanas no ecossistema local. A iniciativa contribui para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis em relação ao meio ambiente, criando uma geração engajada na proteção da natureza.

Sair da versão mobile