Projeção de imagens no Congresso Nacional marca Dia Mundial do Meio Ambiente com tema de restauração da terra e resiliência à seca

Na noite da última quarta-feira (5), o prédio do Congresso Nacional se tornou palco de uma bela projeção de imagens em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A iniciativa faz parte da campanha coordenada pelo Programa para o Meio Ambiente da ONU, que neste ano tem como tema a “restauração da terra, desertificação e resiliência à seca”.

Segundo os dados divulgados pelo órgão internacional, a degradação da terra afeta mais de 3,2 bilhões de pessoas em todo o mundo, com maior impacto nas comunidades rurais, pequenos agricultores e populações extremamente pobres. A principal causa apontada para essa degradação é o consumo e a agricultura insustentáveis, bem como a poluição.

As ações realizadas em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente têm como objetivo mostrar que ainda é possível reverter esse cenário, promovendo práticas como o plantio de árvores, o manejo sustentável na agricultura, a redução de poluentes e a recuperação de fontes de água. De acordo com a ONU, cada dólar investido em restauração pode trazer até 30 dólares em serviços ecossistêmicos.

Além disso, a restauração da terra não só contribui para aumentar os meios de subsistência e reduzir a pobreza, mas também aumenta a resiliência das comunidades diante de condições climáticas extremas. A ONU projeta que restaurar apenas 15% da terra e evitar novas degradações poderia prevenir até 60% das extinções de espécies ameaçadas.

Dessa forma, a projeção de imagens no Congresso Nacional foi uma representação simbólica do compromisso global em promover a restauração da terra e combater a degradação ambiental. A conscientização e a adoção de práticas sustentáveis são fundamentais para garantir um futuro mais verde e saudável para as próximas gerações.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo