Programa Saúde da Gente leva atendimentos itinerantes para comunidades de Maceió, beneficiando milhares de moradores até setembro.

O Saúde da Gente, considerado o maior programa de saúde itinerante do Brasil, entrará em ação a partir da próxima segunda-feira (4), beneficiando os moradores de diversos bairros de Maceió. A iniciativa, que permanecerá nessas comunidades até o dia 10 de setembro, tem como objetivo principal oferecer atendimentos em saúde para a população mais necessitada, buscando melhorar a assistência prestada aos maceioenses.

Com cinco frentes de atuação, o programa leva uma série de serviços de saúde para os moradores das localidades assistidas. Entre os bairros e comunidades contempladas, estão Benedito Bentes, Chã da Jaqueira, Santa Lúcia, Tabuleiro do Martins e Farol.

Uma das frentes de atendimento é a Saúde da Mulher, que irá assistir a população do conjunto Luiz Pedro III, localizado no Benedito Bentes. Nessa frente, serão oferecidas consultas clínicas, ginecológicas e de enfermagem, além de exames como citologia, ultrassom e laboratoriais. Também serão realizadas solicitações de mamografia, atendimento psicológico, orientações sobre pré-natal e planejamento reprodutivo e familiar, entre outros serviços.

Já a frente Saúde Infantil, composta por uma equipe multiprofissional, estará presente na grota da Alegria, também localizada no Benedito Bentes. Na tenda instalada nesse local, serão oferecidos serviços como vacinação, atendimento pediátrico e psicológico, enfermagem, oftalmologia, coleta de exames, puericultura e encaminhamento para unidades de saúde onde serão realizados os testes do pezinho e da orelhinha.

Outra frente importante é a Saúde Animal, que realizará atendimentos veterinários na grota da Alegria, ao lado da tenda infantil. Os serviços, destinados a cães e gatos, incluem consultas, vacinações antirrábicas e vermifugações.

A população que reside nas comunidades também será contemplada pelo programa Saúde nas Grotas, que continuará beneficiando os moradores de forma domiciliar. As comunidades atendidas serão Nossa Senhora do Bonfim e Macaxeira (Chã da Jaqueira), Poço Azul (Santa Lúcia), grota da Coca-Cola (Tabuleiro do Martins), Residencial Caetés (Benedito Bentes), Paraíso do Horto (Chã da Jaqueira), Bela Vista II (Benedito Bentes) e grota do Bolão (Farol).

As pessoas abrigadas nas unidades de acolhimento institucional de Maceió também serão atendidas pelas equipes do programa Saúde da Gente. Além disso, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Praia, localizado na Ponta Verde, oferecerá serviços de vacinação todos os dias, das 15h às 21h.

Em relação aos serviços de Saúde Mental, eles continuarão sendo realizados de forma descentralizada nas clínicas itinerantes e nas Unidades de Saúde.

Para ter acesso aos serviços oferecidos pelo programa Saúde da Gente, é necessário apresentar um documento com o número do CPF e o cartão SUS.

Com essa iniciativa, a Prefeitura de Maceió busca ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, principalmente nas áreas mais vulneráveis e carentes da cidade. O programa Saúde da Gente representa um importante avanço na assistência à saúde dos maceioenses, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida dessas pessoas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo