Programa Saúde da Gente leva assistência em saúde a comunidades vulneráveis em Maceió com atendimentos especializados e serviços básicos.

O programa Saúde da Gente, que é considerado o maior programa de saúde itinerante do Brasil, continua levando assistência em saúde para diversos bairros e comunidades em situação de vulnerabilidade social. Com atendimentos em cinco frentes de atuação, a iniciativa oferece uma gama de serviços básicos e especializados de domingo a domingo, das 8h às 20h.

A partir de hoje, o programa concentra seus atendimentos nos bairros do Jacintinho e Santo Amaro, onde permanecerá até o dia 15 de outubro. Durante essa semana, a frente de Saúde da Mulher estará operando no Conjunto Cidade Sorriso 2, localizado no Benedito Bentes. Nesse espaço, as mulheres poderão ter acesso a consultas clínicas, ginecológicas e de enfermagem, além de realizar exames de citologia, ultrassom, laboratoriais, mamografias, entre outros. Também serão oferecidos atendimentos psicológicos, orientações sobre pré-natal e planejamento reprodutivo e familiar.

Já os atendimentos de Saúde Infantil serão direcionados para as crianças do bairro Santo Amaro. Neste local, serão oferecidos serviços como vacinação, atendimentos pediátricos e psicológicos, enfermagem, oftalmologia, coleta de exames, acompanhamento do desenvolvimento infantil e encaminhamentos para a realização de testes específicos.

Além disso, o programa Saúde da Gente também contará com a tenda Pet, que oferecerá atendimento veterinário para cães e gatos na mesma região onde ocorrerão os atendimentos infantis. Nesse espaço, os moradores do Santo Amaro poderão levar seus animais de estimação para consulta, vacinação antirrábica e vermifugação.

A frente de Saúde Mental continuará oferecendo seus serviços de forma descentralizada nas clínicas itinerantes, ou seja, nas tendas de Saúde da Mulher e Saúde Infantil.

Por sua vez, as equipes de Saúde nas Grotas se dedicarão durante essa semana a ações educativas e vacinação nas escolas municipais e estaduais do Jacintinho e Benedito Bentes. Essa frente também atenderá comunidades de bairros como Jacintinho, Sauaçuhy (Ipioca) e Caetés (Benedito Bentes). Adicionalmente, uma equipe de profissionais estará disponível no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Praia, na Ponta Verde, para prestar diversos serviços de saúde.

Para ter acesso aos serviços de saúde oferecidos pelo programa Saúde da Gente, é necessário apresentar um documento com o número do CPF e o cartão do SUS. Essa medida é fundamental para garantir e facilitar o atendimento do cidadão.

Continuar levando assistência em saúde para a população em vulnerabilidade social é uma iniciativa de extrema importância para combater as desigualdades e garantir o acesso universal aos serviços de saúde. O programa Saúde da Gente tem se destacado nesse sentido, proporcionando atendimentos de qualidade e de forma itinerante, o que possibilita alcançar comunidades que muitas vezes estão distantes dos centros de saúde. Esse tipo de iniciativa deve ser valorizada e estimulada, pois contribui para uma sociedade mais justa e saudável.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo