Em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), o programa alcançou expressivos resultados em seu segundo ano de execução. O destaque foi a recomposição das aprendizagens, com a participação de 3.300 professores mentores, 3.300 estudantes e aproximadamente 700 coordenadores mentores pedagógicos em todo o estado.
Em meio aos resultados obtidos, destacam-se a implantação de projetos de pesquisa em 3.282 turmas de Ensino Médio, a alta participação na avaliação do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) de 2023 em 96% das escolas, inscrição de 100% dos estudantes do Ensino Médio no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em boa parte das Regionais, e redução para apenas 2% de risco de retenção e 2% de evasão/abandono.
O sucesso do programa foi tão expressivo que o mesmo foi um dos premiados da edição 2023 do Concurso de Ações Inovadoras do Governo de Alagoas. O superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio, Ricardo Lisboa, foi o responsável por apresentar os principais resultados alcançados pelas escolas da Rede Pública Estadual.
Ao realizar a apresentação, Lisboa destacou ações fundamentais do programa, como o acolhimento à comunidade escolar, o acompanhamento personalizado e o incentivo à pesquisa. Além disso, foram previstos os próximos eixos e focos para o ano seguinte. Para 2023, a proposição inclui destacar o eixo do engajamento e território, trabalho voluntário, projeto de vida, família, competências socioemocionais e diversidades.
A secretária executiva do Desenvolvimento da Educação e Cooperação com os municípios, Sueleide Duarte, representando a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, fez questão de agradecer aos profissionais das escolas pela dedicação e resultados alcançados. Além disso, houve o reconhecimento da importância da parceria com a Fapeal, por Fabio Guedes, diretor-presidente da fundação, e João Vicente, diretor-executivo de Ciência e Tecnologia.
O evento também contou com reconhecimento das principais práticas, e a certeza que as políticas públicas podem ser ainda mais aprimoradas para beneficiar a educação básica no estado de Alagoas.