Programa pioneiro de crédito social impulsiona empreendedoras maceioenses, resgatando autoestima e fortalecendo o comércio local



Adailta Rodrigue, uma empreendedora da área de decoração de festas e design de balões, compartilhou sua história de sucesso graças ao Banco da Mulher, um programa inovador lançado pela prefeitura de Maceió. Com mais de 800 selecionadas, Adailta afirmou que o programa foi o primeiro investimento de um órgão público em seu negócio, mesmo depois de mais de uma década atuando no mercado.

O Banco da Mulher foi lançado em março deste ano com o objetivo de conceder um crédito social que variava de R$ 1.200,00 a R$ 3.600,00 para empreendedoras da região. Além de fortalecer o comércio local, o programa tinha como objetivo resgatar a autoestima e autoconfiança das mulheres, incentivando-as a buscar sua independência financeira e econômica.

No caso de Adailta, seu empreendimento foi o salvador de sua família em um momento de instabilidade financeira. Ela começou a empreender quando seu marido ficou desempregado e, desde então, tem atuado na área com êxito. No entanto, nem sempre foi fácil para ela. Adailta enfrentou diversas dificuldades em manter seu negócio próprio, que foram agravadas pelo seu diagnóstico de depressão. Mas tudo mudou quando ela foi aprovada no Banco da Mulher Empreendedora.

“Acredito que o crédito do programa foi a injeção de ânimo que eu precisava. Quando penso em desistir, lembro-me das pessoas que acreditaram em mim”, afirmou Adailta com um sorriso no rosto.

Além de fornecer crédito para a compra de insumos e materiais de trabalho, o programa se preocupa com o futuro e a permanência dos empreendimentos no mercado de trabalho municipal. Todas as selecionadas passaram pela “Trilha da Mulher Empreendedora”, composta por cursos de capacitação em empreendedorismo. Além disso, elas têm acesso a um ano de mentoria individualizada com consultores do Sebrae, que oferecem orientações sobre tomada de decisões em seus negócios.

Adailta já agendou sua consulta para o próximo mês e está planejando abrir um local físico para seu empreendimento. Ela está otimista em relação ao futuro e acredita que o Banco da Mulher foi o impulso que ela precisava para alcançar seus objetivos.

O programa Banco da Mulher Empreendedora em Maceió tem se mostrado uma iniciativa inovadora e de impacto significativo na vida de mulheres empreendedoras. Com o objetivo de fortalecer a economia local e promover a independência financeira das mulheres, o programa mostra que investir nas empreendedoras da região é uma estratégia eficaz para o desenvolvimento socioeconômico.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo