Programa Melhor em Casa é ampliado em Penedo pela Secretaria de Saúde, levando assistência médica e cuidados aos pacientes em casa.



A Secretaria Municipal de Saúde de Penedo está oferecendo um serviço inovador e essencial à população: o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), que faz parte do Programa Melhor em Casa. Esse serviço consiste em levar assistência médica e outros cuidados aos pacientes diretamente em suas residências, proporcionando um acompanhamento mais intenso e contínuo para aqueles que necessitam, mesmo após a alta hospitalar.

O SAD é realizado por uma equipe interdisciplinar da Secretaria de Saúde de Penedo, cujo trabalho tem mostrado resultados positivos na redução do retorno de pacientes ao hospital, nas entradas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e nas internações prolongadas. Além disso, o programa contribui para a desocupação de leitos hospitalares, representando uma economia e otimização dos recursos da saúde.

A gestão Crescendo Com Seu Povo vem ampliando a assistência oferecida pelo programa, demonstrando o compromisso em proporcionar cuidados contínuos e personalizados aos pacientes. Recentemente, foi realizado o primeiro SAD Pós-Alta, que alcançou todos os objetivos estabelecidos e foi considerado um sucesso.

A Diretora do Serviço de Atenção Domiciliar da SMS, Rochana Cedro, ressaltou a importância desse serviço ao afirmar que o SAD é fundamental para garantir a saúde e o bem-estar dos pacientes, mesmo após a alta hospitalar. Ela destacou a iniciativa de visitar usuários que já foram assistidos pelo Melhor em Casa, buscando saber como estão atualmente e garantindo a continuidade dos cuidados e orientações necessárias.

A primeira visita do SAD Pós-Alta ocorreu no dia 20 de fevereiro, quando a equipe visitou Dona Nildete, uma das primeiras pacientes atendidas pelo programa. Emocionada, ela demonstrou a sua gratidão pela equipe de saúde, destacando a importância das visitas regulares e o acolhimento que recebe.

Para ter acesso ao SAD, é preciso residir no município de Penedo e possuir um ambiente domiciliar seguro e minimamente adequado. O serviço pode ser solicitado no hospital durante a internação ou pela equipe de Saúde da Família/Atenção Básica, garantindo assim que os pacientes recebam o acompanhamento necessário em seu próprio lar.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo