Os projetos inseridos no Pibic Júnior Alagoas devem seguir quatro trilhas do conhecimento, sendo elas Ciência e Tecnologia, Iniciação à Inovação e ao Empreendedorismo, Iniciação em Artes, Cultura Popular e Economia Criativa, e equipes para as Olimpíadas do Conhecimento.
Uma das atividades divulgadas no edital foi uma reunião realizada entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e a Associação de Folguedos Populares de Alagoas (Asfopal), com o intuito de fomentar a captação de projetos na trilha relacionada à cultura popular.
A professora Ábia Marpin, responsável pelo edital, orientou os participantes sobre os procedimentos de inscrição, orçamento, prestação de contas e a importância de um acordo prévio com as escolas onde os projetos serão executados. O prazo para submissão das propostas é até 10 de dezembro.
Cada projeto aprovado poderá contar com até dez estudantes do ensino médio, sendo oferecida uma bolsa de R$300 mensais para cada um. Além disso, os coordenadores de projeto receberão uma bolsa mensal de R$1.500 por doze meses.
O Programa Mais Ciência, Mais Futuro visa estimular o desenvolvimento de projetos científicos e culturais no estado de Alagoas, proporcionando uma oportunidade ímpar para os estudantes do ensino médio e envolvendo a comunidade na promoção do conhecimento e da inovação.