De acordo com dados do Ministério da Saúde, o programa está presente em 4.515 municípios brasileiros, o que corresponde a 81% das cidades do país, e 55 destas cidades estão localizadas em Alagoas. Nos seis meses após a retomada e ampliação do programa, foram alcançados resultados expressivos, com 22 milhões de brasileiros tendo acesso a medicamentos gratuitos ou subsidiados.
Além disso, praticamente 31 mil estabelecimentos são credenciados em todo o Brasil, sendo 194 deles localizados no estado de Alagoas. Em junho de 2023, o Governo Federal expandiu o programa, oferecendo uma gama maior de medicamentos e credenciando mais unidades em municípios considerados mais vulneráveis. Uma ação inédita também permitiu que todos os beneficiários do Bolsa Família pudessem retirar 40 medicamentos para 11 doenças disponíveis no programa gratuitamente.
Entre junho e novembro de 2023, o Programa Farmácia Popular atendeu mais de 30.000 beneficiários do Bolsa Família em Alagoas, com a dispensação de 13,6 milhões de medicamentos e fraldas geriátricas, representando um investimento de R$ 2,1 milhões do Ministério da Saúde. No total, mais de dois milhões de beneficiários do Bolsa Família foram atendidos em todo o país, resultando em um aumento significativo no número de pacientes atendidos e no número de medicamentos retirados por pessoa.
Além disso, o programa também ampliou o acesso farmacêutico para cuidados com a saúde da mulher, resultando no atendimento de mais de 167 mil mulheres em todo o país. Em Alagoas, mais de 2.000 mulheres retiraram medicamentos para o tratamento de osteoporose e contraceptivos, que agora são oferecidos de forma gratuita.
Para acessar os medicamentos disponíveis no programa, o Ministério da Saúde informa que os pacientes devem comparecer a um estabelecimento credenciado, apresentando documento oficial com foto e número do CPF, além de uma receita médica dentro do prazo de validade. No caso de fraldas geriátricas, é necessário apresentar prescrição, laudo ou atestado médico que indique a necessidade do uso.
Com a credencial de 236 novas farmácias e drogarias em 186 municípios do país, o Ministério da Saúde planeja universalizar o programa, cobrindo 93% do território nacional e oferecendo assistência em 5.207 locais. A expectativa é atingir municípios que participam do programa Mais Médicos, com 94,4% deles localizados nas regiões Norte e Nordeste.