Na última etapa do programa, denominada Faixa 1, foram beneficiadas 5,06 milhões de pessoas, que regularizaram R$ 25,57 bilhões em dívidas. De acordo com dados da Serasa, o número de pessoas inadimplentes nesse grupo caiu de 25,2 milhões para 23,1 milhões entre maio de 2023 e março de 2024. Os resultados indicam uma reversão na trajetória de endividamento do público alvo do Desenrola, com uma diferença de 15,5% em relação ao grupo geral de inadimplentes no país.
Além disso, o impacto do programa foi evidenciado pelo aumento no volume de negociações durante sua vigência. O valor negociado em dívidas no “Serasa Limpa Nome” teve um incremento de 12,7% desde o início do Desenrola em julho de 2023 até maio de 2024. Esses resultados refletem o sucesso da iniciativa em auxiliar na regularização das dívidas de milhões de brasileiros.
O Desenrola Brasil foi uma promessa de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e teve sua fase inicial lançada em julho de 2023 para auxiliar na regularização das dívidas contraídas durante os anos de 2019 a 2022, impactadas pela pandemia. Com condições especiais de parcelamento e juros reduzidos, o programa conseguiu beneficiar não apenas os devedores, mas também os credores que receberam valores que, em muitos casos, eram considerados perdidos.
No site do Desenrola, a média de descontos foi de 90% para pagamentos à vista e cerca de 85% para pagamentos parcelados, com a maioria dos contratos sendo quitados à vista. Os setores que mais se destacaram nas renegociações foram os serviços financeiros, securitizadoras e comércio. Nos estados, São Paulo liderou em número de beneficiados e volume de renegociações, seguido pelo Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Com um impacto significativo na redução da inadimplência e na regularização de dívidas, o programa Desenrola Brasil se destaca como uma iniciativa bem-sucedida para minimizar os impactos econômicos da pandemia e promover a recuperação financeira de milhões de brasileiros.