A cerimônia de abertura do programa foi marcada por diversas atividades, incluindo uma aula magna sobre os desafios na formação profissional na Atenção Primária à Saúde e a apresentação do ambiente virtual de aprendizagem aos mestrandos. O reitor da Uncisal, Henrique de Oliveira Costa, aproveitou a ocasião para dar as boas-vindas aos participantes, ressaltando o crescimento da pós-graduação na universidade ao longo dos últimos anos, que passou de um para três programas de mestrado e dois de doutorado.
A vice-reitora da Uncisal, Ilka do Amaral Soares, também expressou boas-vindas aos novos mestrandos, enfatizando a grandiosa oportunidade que têm pela frente. Ela destacou que o mestrado em Saúde da Família é fruto do esforço de muitas pessoas, desde a proposta de adesão ao programa até a seleção dos participantes, e encorajou os estudantes a aproveitarem a chance de aprimoramento profissional.
A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Uncisal e coordenadora do programa, Mara Cristina Ribeiro, salientou a importância do curso para a saúde pública brasileira e ressaltou a qualidade do programa, que envolve onze instituições da região Nordeste e possui alta avaliação pela Capes. Segundo ela, esta é uma oportunidade única para qualificar os profissionais de saúde e contribuir para o aprimoramento do Sistema Único de Saúde no país.
Em meio a essas perspectivas de crescimento e desenvolvimento na área da saúde, o programa de Pós-Graduação em Saúde da Família inicia suas atividades, promovendo o avanço da formação de profissionais e aprimorando os serviços de saúde oferecidos à população.