Programa Cidadania Azul lança 1º Edital para Feira de Ciências de Alagoas incentivando projetos oceânicos nas escolas públicas e privadas

O Programa Cidadania Azul, coordenado por professores do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), anunciou o lançamento do 1º Edital Feira Azul de Ciências Alagoas nesta segunda-feira (20). A iniciativa tem como objetivo principal fomentar a realização de feiras de ciências nas escolas públicas e privadas do estado, abordando a temática oceânica e criando a Rede de Clubes de Cultura Oceânica de Alagoas, além de oferecer 24 bolsas para professores e estudantes do ensino público.

O processo de inscrição está aberto para todas as instituições de ensino da Educação Básica de Alagoas, sejam elas públicas ou privadas, independentemente da proximidade com o mar e em todos os níveis de ensino. Para se inscrever, basta que a escola designe um docente responsável para preencher o formulário disponível no perfil do Instagram @cidadania.azul ou pelo link disponível online. As inscrições são gratuitas e estarão abertas até o dia 30 de junho.

As instituições participantes terão até 27 de setembro deste ano para realizar as feiras abertas para toda a comunidade escolar, exibindo trabalhos científicos dos estudantes relacionados ao tema “Conexões do Oceano com os biomas brasileiros”. Essas feiras receberão certificação e serão divulgadas na página oficial da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e nas redes sociais.

Além disso, as instituições inscritas terão a oportunidade de enviar os produtos resultantes de suas feiras para apresentação durante uma sessão de painéis na Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete) na Ufal. Também será possível concorrer a 24 bolsas para professores e alunos de instituições públicas, conforme os critérios estabelecidos.

O 1º Edital Feira Azul de Ciências Alagoas é uma parceria entre o Programa Cidadania Azul, a Ufal e o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com financiamento do CNPq. O programa conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) e está vinculado a diversos outros programas e eventos acadêmicos.

Para mais detalhes sobre o cronograma e regulamento, os interessados podem acessar o site oficial do programa. A iniciativa visa incentivar o conhecimento científico e a conscientização sobre a importância da preservação do oceano entre os estudantes alagoanos.

Sair da versão mobile