Programa Cegonha Penedense entrega enxovais e amplia assistência às gestantes para diminuir a mortalidade infantil no município.

No município de Penedo, o Programa Cegonha segue transformando a realidade das futuras mamães que realizam o pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde, proporcionando mais saúde e conforto durante essa fase tão importante da vida.

Inaugurado em 2023, durante a gestão do prefeito Ronaldo Lopes, o objetivo do programa é reduzir a taxa de mortalidade infantil, ampliando a assistência prestada pelas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Cegonha Penedense já entregou um total de 62 enxovais desde o início do ano, fornecendo itens essenciais para os primeiros meses de vida dos bebês e garantindo segurança e acolhimento para mães e filhos.

Com uma metodologia que envolve a distribuição dos kits em cada posto de saúde, com base nas previsões de parto das gestantes que atendem aos critérios do programa, a iniciativa tem se mostrado fundamental para o cuidado com a saúde materna e infantil. A Secretária de Saúde Waninna Mendonça destacou a importância do programa, que já beneficiou um total de 722 gestantes desde sua implementação.

Para participar do programa, as gestantes precisam cumprir diversos pré-requisitos, como estar no terceiro trimestre de gestação, ter iniciado o pré-natal até a décima semana, realizar pelo menos sete consultas pré-natal, entre outros exames e acompanhamentos essenciais para a saúde da mãe e do bebê.

Com a perspectiva de implementar melhorias no atendimento oferecido às gestantes e ampliar os benefícios do Programa Cegonha Penedense, a Secretaria de Saúde planeja realizar ajustes para garantir ainda mais assistência e cuidado às famílias beneficiadas. A iniciativa demonstra o compromisso da gestão municipal em promover a saúde e o bem-estar das mães e bebês de Penedo.

Sair da versão mobile