Profissionais passam por treinamento para lidar com crises de saúde mental.

 

Como parte de um esforço para fortalecer as redes de atendimento em saúde pública e os cuidados para pacientes com uso excessivo de substâncias como álcool e drogas, a Coordenação Técnica de Atenção Psicossocial da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) inaugurou a capacitação ‘Atendimento no Contexto de Crise em Saúde Mental’. O treinamento está sendo realizado no Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Outras Drogas (CAPS AD), o Dr. Everaldo Moreira, localizado no bairro do Farol em Maceió.

O curso está contando com a participação de um total de 53 profissionais, todos ligados ao CAPS AD, à Unidade de Acolhimento Infantojuvenil Dra. Nise da Silveira e ao Consultório na Rua de Maceió. Os participantes estão sendo incentivados a refletir sobre os momentos de crise de saúde mental enfrentados pelos pacientes. Esse tema serve como ponto focal das discussões, que estão sendo desenvolvidas em quatro segmentos diferentes ao longo do programa de capacitação.

A coordenadora técnica da área na SMS, Roseane Farias, afirmou que o treinamento foi planejado em resposta às necessidades expressas pelos próprios serviços de saúde. O objetivo principal é fortalecer as relações entre as diversas partes envolvidas e melhorar a forma como o município lida com as crises de saúde mental, especialmente as relacionadas ao abuso de álcool e drogas.

No dia 11 de agosto, a primeira parte da capacitação focou no tópico, ‘O que é uma crise mental?’. A discussão foi liderada pelo Prof. Dr. Cleyton Andrade, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Os participantes, aparentemente, acharam o conteúdo “útil e necessário”.

De acordo com a Coordenação Técnica, muitas ideias importantes foram propostas durante a sessão inaugural, especialmente no que diz respeito à abordagem ancora no princípio antimanicomial, que é característico dos CAPS. O enriquecedor debate técnico permitiu que todos participassem, e, ao final, os membros da equipe retornaram aos seus respectivos locais de trabalho inspirados para os próximos módulos do treinamento.

A capacitação continuará a ser realizada no CAPS AD (localizado na Rua Barão José Miguel, 378, Farol), durante as próximas semanas, seguindo a seguinte agenda:

Dia 18/08 – Palestra “Abordagens práticas no contexto de crise em saúde mental no CAPS AD”, com o psicólogo Jefferson de Oliveira, do Coletivo Massunim Redução de Danos e a enfermeira Adriana Tenório, da Faculdade Estácio.

Dia 25/08 – Palestra “Abordagens práticas no contexto de crise em saúde mental na rua”, com a Prof. Maria Jorgina Sales, da Ufal e CNAR, e a enfermeira Flaviane Belo, do CNAR.

Dia 1º/09 – Palestra “O papel do CAPS na Atenção à Crise”, com o Prof. Me. Alisson Vieira, da UNIT e UMJ, e o psicólogo Pedro Cerqueira, do Núcleo de Cultura RAPS Maceió.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo