Em dezembro de 2022, o Hospital de Emergência do Agreste acolheu 5.069 pessoas, das quais 1.095 eram vítimas de acidentes de trânsito. Destas vítimas, 648 estavam envolvidas em acidentes com motocicletas. Neste primeiro final de semana de dezembro de 2023, 88 pacientes foram atendidos no HEA devido a acidentes de trânsito, sendo 54 relacionados a motocicletas.
Bárbara Albuquerque, diretora geral do HEA, ressalta a importância de redobrar os cuidados com a prevenção, enfatizando que é essencial planejar com antecedência alternativas seguras para retornar para casa, como utilizar serviços de transporte público, táxis ou aplicativos de transporte. Ela destaca que a prevenção é fundamental para garantir que as festividades de final de ano sejam lembradas pela alegria e não por tragédias evitáveis.
Além dos riscos no trânsito, a equipe do HEA também está preocupada com o consumo de álcool durante eventos sociais, alertando que a bebida pode agir como um catalisador para comportamentos agressivos. Durante dezembro de 2022, a unidade hospitalar atendeu 139 casos de agressão física, por arma de fogo e por arma branca. Neste primeiro final de semana de dezembro de 2023, foram atendidas 14 vítimas de agressão no HEA.
Bárbara Albuquerque destaca que a temporada de festas é uma época de celebração e alegria, mas ressalta a importância de lembrar que a responsabilidade individual contribui para a segurança coletiva. Ela chama a atenção para os riscos associados ao consumo irresponsável de álcool, tanto no trânsito quanto em interações sociais, lembrando que o hospital é referência para a II Macrorregião de Saúde, composta por 46 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.