Cheila Vasconcelos, representante da Semed, explicou que o Encontro Estadual de Empreendedores tem como foco os professores e visa promover uma educação empreendedora. Ela destacou a importância da parceria entre a Semed e o Sebrae, que tem contribuído de forma significativa para a Educação Municipal. Além disso, todas as palestras e mesas contaram com tradução em Libras, ampliando a acessibilidade e participação dos professores.
Um dos palestrantes do evento foi Lucas Paiva, desenvolvedor de projetos educacionais junto ao Sebrae. Ele ressaltou a proposta da Educação Empreendedora, que não se resume apenas à criação de produtos e serviços, mas também trata da possibilidade de promover experiências que transformem as atitudes dos estudantes. Paiva enfatizou a importância de trabalhar as competências socioemocionais, como resiliência, trabalho em equipe e oralidade, para o desenvolvimento integral dos alunos.
A Educação Empreendedora busca ampliar o currículo escolar, trazendo projetos que ultrapassem os muros das escolas e levem os estudantes a vivenciarem experiências no mundo real. Paiva destacou a importância da gestão nesse contexto, para que os professores possam estruturar, refinar e colocar em prática esses projetos de forma efetiva.
Durante o evento, foram disponibilizadas imagens do Programa Nacional de Educação Empreendedora, que mostram a participação dos professores nas atividades formativas. As fotos ilustram o engajamento e interesse dos educadores em aprender e se capacitar para levar a educação empreendedora para suas salas de aula.
O encontro foi um sucesso, evidenciando o compromisso da Semed e do Sebrae Alagoas com a formação e capacitação dos professores, visando promover uma educação de qualidade e preparar os alunos para os desafios do mundo atual. A Educação Empreendedora é uma abordagem fundamental para desenvolver habilidades e competências nos estudantes, preparando-os para serem cidadãos ativos, capazes de enfrentar os desafios e oportunidades da vida profissional.