Professores da região de Sorocaba participam do 83º Encontro Regional de Ensino de Astronomia no interior paulista para capacitação em ciências espaciais.



Nesta sexta-feira (14), a região de Sorocaba, no interior paulista, recebeu o 83º Encontro Regional de Ensino de Astronomia (EREA), um evento cujo objetivo é capacitar professores da rede pública do ensino fundamental e médio em astronomia e ciências espaciais. A iniciativa busca também promover uma maior aproximação entre educadores, astrônomos e membros da Sociedade Astronômica Brasileira e da Agência Espacial Brasileira.

Pela primeira vez sediado na cidade, o EREA reuniu professores em um dia repleto de atividades no campus do Centro Universitário Facens. Organizado pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), o encontro contou não apenas com a participação de docentes da rede pública, mas também de escolas particulares.

Durante a programação, os participantes tiveram a oportunidade de construir foguetes de garrafa pet e bases de lançamento, além de participar de oficinas práticas que envolveram a criação de desenhos da órbita dos planetas e cometas, assim como a comparação de tamanhos entre o Sol e os planetas.

O astrônomo e professor João Canalle, um dos especialistas em ciências espaciais na América Latina e coordenador nacional da OBA, destacou a ênfase dada às atividades práticas durante o evento. Os professores tiveram a chance de criar seus próprios foguetes e bases de lançamento, além de participar de oficinas práticas que abordaram diversas temáticas da astronomia.

Ao longo do dia, os participantes puderam desfrutar de oficinas de astronomia específicas para diferentes níveis de ensino. Uma das atividades consistiu na construção de uma maquete do sistema solar, em escala proporcional, permitindo aos educadores a oportunidade de oferecer uma abordagem mais visual e tangível aos conceitos astronômicos.

Canalle ressaltou a importância do evento em proporcionar aos professores materiais e conhecimentos que podem ser aplicados em sala de aula, gerando maior confiança e engajamento por parte dos educadores. A abordagem prática e lúdica das disciplinas de astronomia e astronáutica tem o potencial de despertar o interesse dos alunos e tornar o aprendizado mais envolvente.

O reitor do Centro Universitário Facens, Fabiano Marques, enfatizou a importância de preparar os educadores para incentivar o interesse dos alunos em participar de olimpíadas de conhecimento. A instituição apoiou o projeto como forma de contribuir para a formação de cidadãos mais engajados e preparados para os desafios da vida.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira e conta com o apoio de diversas instituições, incluindo a Agência Espacial Brasileira e o CNPq. O evento é patrocinado por universidades e centros acadêmicos renomados, reforçando o compromisso com o fomento do conhecimento científico e o estímulo à educação de excelência.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo