Professora acerta o tema da redação do Enem 2024 e é recebida com aplausos pelos alunos em escola na Bahia.



Professora de Língua Portuguesa acerta tema da redação do Enem 2024 e é recebida com aplausos

Na última semana, a professora Maria Ivone das Neves dos Santos, conhecida como Mary, foi recebida com muitos aplausos e gritos de “diva” pelos alunos de uma escola pública em Cipó, Bahia. O motivo da celebração foi o acerto do tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, que foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.

Em uma entrevista ao Terra, Mary descreveu a emoção que sentiu ao ver o tema da redação do Enem. Ela contou que os estudantes agradeceram e elogiaram sua preparação, alegando que a redação foi a melhor de suas vidas. A professora explicou que pensou no tema ao observar as ações do governo, destacando a valorização das comunidades negras e indígenas.

O acerto do tema da redação não foi por acaso. Desde fevereiro, Mary desenvolve um projeto de educação antirracista com seus alunos, visando a conscientização sobre o letramento racial e a valorização da ancestralidade. Com dinâmicas, debates e atividades práticas em sala de aula, os estudantes se prepararam de forma intensa para o Enem.

A expectativa agora é pelo resultado da redação, que só será divulgado em 2025. No entanto, Mary e seus alunos estão confiantes de que alcançarão notas altas. A professora afirmou que, mesmo que não seja nota máxima, os estudantes devem se sair muito bem, devido à preparação prévia.

O Enem de 2024 teve início no último domingo, com a aplicação da primeira parte das provas. A segunda parte será realizada no próximo domingo e abrangerá questões de Ciências da Natureza e Matemática. Milhões de candidatos em todo o Brasil participam do exame, buscando ingressar no ensino superior.

O caso da professora Mary é um exemplo de dedicação e preparação dos educadores e estudantes para um dos exames mais importantes do país. A valorização da herança africana no Brasil se tornou um tema relevante e atual, refletindo a importância da discussão sobre questões raciais na sociedade.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo