Esse processo de avaliação ocorre em diversos estados do país, com a formação de comissões que analisam e julgam os candidatos. São dois momentos cruciais nesse processo: a formação da comissão, composta por diferentes órgãos, e o evento de entrega dos prêmios. Os vencedores serão anunciados no próximo dia 5 de outubro, conhecido como o Dia da Micro e Pequena Empresa (MPE), em solenidades que acontecerão simultaneamente em todos os estados de atuação do Banco do Nordeste.
O professor Rodrigo Reis destaca a importância desse momento para avaliar o desempenho das empresas alagoanas e premiar as melhores no contexto do Banco do Nordeste. Além disso, ele ressalta que as práticas de gestão ensinadas no curso de Administração da Ufal estão alinhadas com os melhores padrões avaliados em organizações em todo o país.
O objetivo do Prêmio Banco do Nordeste da Micro e Pequena Empresa é reconhecer e homenagear o esforço empreendedor dos empresários nordestinos que possuem micro e pequenas empresas financiadas pelo Banco do Nordeste por meio das linhas de crédito do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). A comissão responsável pela seleção é composta por representantes de diversos órgãos, como o Sebrae, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Alagoas, a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas e a Fecomércio.
Essa é a nona edição do Prêmio Banco do Nordeste da Micro e Pequena Empresa. Em cada estado de atuação do Banco do Nordeste, será selecionado um cliente de cada porte considerado prioritário para o banco: microempresa, pequena empresa e empresa de porte pequeno-médio. A seleção dos vencedores leva em conta critérios como evolução dos negócios, inovação, adoção de práticas ambientais, relevância para a comunidade, geração de emprego e renda, adoção de práticas de governança e gestão, realização de ações de responsabilidade social, entre outros.