Professor Edmilson de Vasconcelos Pontes: O legado de um mestre da Matemática e da Educação em Alagoas.



O renomado Professor Edmilson de Vasconcelos Pontes, nascido em 17 de junho de 1931 e falecido em Maceió no dia 23 de novembro de 1995, deixou um legado marcante em Alagoas e no cenário educacional brasileiro. Graduado em Engenharia pela Escola de Pernambuco em 1955, ele se destacou também ao obter seu Mestrado em Matemática no Instituto de Matemática da Universidade de Pernambuco, em 1968, e seu doutorado em Geometria Diferencial no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA-CNPq) em 1974.

Durante sua trajetória, o Professor Pontes ocupou importantes posições, como a de Secretário de Educação e Cultura de Alagoas, Diretor do Teatro Deodoro e Pró-reitor de Extensão da Universidade Federal de Alagoas. Além disso, ele atuou como Diretor do Centro de Ciências Exatas da UFAL, Diretor do Centro de Ciências de Alagoas (CECIAL) e Presidente do Conselho de Conservação do Patrimônio Histórico de Alagoas, entre outros cargos de destaque.

Sua habilidade como professor de Matemática era elogiada por muitos, incluindo um ex-aluno que destacou sua didática excelente, sua comunicação invejável e a atenção dedicada aos estudantes. O Professor Pontes também foi reconhecido por sua contribuição no campo da pesquisa, escrevendo dezenas de artigos sobre Geometria Diferencial e Linguagem Logo em revistas nacionais e internacionais, além de centenas de artigos jornalísticos sobre temas como Ciência, Educação, Tecnologia e Comunidade.

Além de seu trabalho acadêmico, o Professor Pontes foi coordenador regional das Olimpíadas de Matemática da Sociedade Brasileira de Matemática e membro da delegação brasileira na 35ª Olimpíada Internacional de Matemática em Hong Kong, em 1994. Sua dedicação à Educação superior e sua influência positiva em alunos e colegas o tornaram uma figura notável em Alagoas, sendo lembrado com carinho e respeito por todos aqueles que tiveram a oportunidade de conhecê-lo e aprender com ele.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo