Professor do ICS da Ufal recebe três indicações ao HQMIX 2022, considerado o “oscar dos quadrinhos brasileiros”



O professor Amaro Braga, do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Ufal, foi indicado três vezes ao prestigiado Troféu HQMIX 2022, na categoria de Melhor Livro Teórico do Ano. O HQMIX é conhecido como o “Oscar dos quadrinhos brasileiros” e é promovido pela Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB), reunindo profissionais das artes gráficas desde 1988.

A votação para o prêmio foi nacional e contou com a participação dos mais de dois mil associados da ACB. O encerramento da votação ocorreu no dia 12 de setembro. A cerimônia de premiação está marcada para o dia 6 de dezembro, no Sesc 24 de Maio, em São Paulo, e contará com a apresentação do jornalista Serginho Groisman.

O professor Amaro Braga é frequentemente lembrado nas premiações do HQMIX, porém, este ano é a primeira vez que recebe três indicações para o mesmo prêmio. Sua primeira indicação é pelo volume 6 da coletânea “Quadrinhos & Educação”, publicado pela editora Anitta Garibaldi em parceria com a Editora Quadriculando. A obra foi organizada em conjunto pelos professores Amaro Braga e Thiago Modenesi (UFPE). Vale ressaltar que o volume 7 dessa coleção é considerado a mais duradoura coletânea de estudos sobre quadrinhos e educação no Brasil.

A segunda indicação do professor Amaro Braga é resultado de um trabalho em parceria com a professora Natania Nogueira (UEMS) e o pesquisador Caetano Borges (UFMG). A obra intitulada “Imagem, Pesquisa e Criatividade: os Quadrinhos como Vetores do Conhecimento” é um e-book de acesso gratuito, editado pela Associação dos Pesquisadores de Arte Sequencial (Aspas).

Outra indicação recebida pelo professor é pelo texto “Como utilizar as histórias em quadrinhos para ensinar Sociologia?”, presente na coletânea “Do Lazer ao Fazer: as Histórias em Quadrinhos na Escola”. Essa obra foi organizada pelos professores Mayara Alvim (IFRJ), Natania Nogueira e Nataniel Gomes, ambos da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (Uems).

Essas indicações não são novidade na trajetória do professor Amaro Braga. Em 2007, ele já havia sido premiado pelo HQMIX como Melhor Contribuição do Ano, pelo álbum em quadrinhos “Passos Perdidos, História Desenhada: a presença judaica em Pernambuco”. Essa obra antropológica foi feita em parceria com o Arquivo Histórico Judaico de Pernambuco e financiada pelo Funcultura do Governo do Estado de Pernambuco.

Além de suas contribuições na área de quadrinhos, Amaro Braga é sociólogo e antropólogo, atuando como docente do Programa de Pós-graduação em Antropologia (PPGAS) e atualmente ocupando o cargo de vice-diretor do ICS. Ele ministra anualmente a eletiva “Oficina de Histórias em Quadrinhos” para os cursos de Comunicação Social, Design e Ciências Sociais da Ufal. O professor também possui dezenas de livros sobre o tema, muitos deles publicados pela Edufal, e diversas Histórias em Quadrinhos voltadas para o ensino de Ciências Sociais.

A premiação do HQMIX está marcada para o dia 6 de dezembro de 2022, às 19h, no Sesc 24 de Maio em São Paulo, com a apresentação de Serginho Groisman e a participação do DJ MZK. Para mais informações sobre a lista completa dos indicados ao Troféu HQMIX 2022, acesse o site oficial do evento.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo