Diogo Pinto conta que desde os 18 anos acompanha os apelos do Hemoal para manter o estoque de sangue regular. Motivado pela necessidade de ajudar o próximo, ele se tornou um doador fidelizado, comparecendo anualmente ao hemocentro para realizar sua doação voluntária. Com mais de 30 doações sanguíneas ao longo dos anos, o professor destaca a importância de seguir as orientações do Hemoal e incentiva outras pessoas a doarem sangue de forma voluntária.
A diretora do Hemoal, a médica hematologista Verônica Guedes, aplaude a atitude de Diogo Pinto e destaca a importância de histórias como a dele para inspirar outros alagoanos a se voluntariarem. Segundo ela, é graças a pessoas como o professor que dezenas de vidas são salvas diariamente nos hospitais e maternidades do estado. Verônica ressalta que para ser um doador de sangue é necessário atender a critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, como ter boa saúde, idade entre 16 a 69 anos e peso mínimo de 50 quilos.
Além disso, existem impedimentos temporários e definitivos que podem impedir a doação de sangue, como ter contraído doenças específicas ou feito tatuagens recentemente. A diretora alerta que é essencial respeitar esses critérios para garantir a segurança do doador e do receptor.
Diante disso, a história de Diogo Pinto serve como um exemplo de solidariedade e comprometimento com o próximo. Seu gesto de fidelidade ao Hemoal ao longo dos anos é um verdadeiro ato de amor ao próximo, que merece ser reconhecido e aplaudido. Nosso reconhecimento e agradecimento a todos os doadores de sangue fidelizados, que desempenham um papel fundamental na saúde e bem-estar da população alagoana.