De acordo com a Iata, o SAF é responsável por cerca de 65% da redução de poluentes na aviação, sendo apontado como a principal aposta do setor para alcançar a sustentabilidade ambiental. Apesar do otimismo em relação ao aumento da produção nos próximos anos, o diretor geral da Iata, Willie Walsh, destaca que ainda há um longo caminho a percorrer, mas ressalta que a tendência de crescimento exponencial na produção está se consolidando.
A associação ressalta a importância de medidas políticas que os governos podem adotar para reduzir a lacuna entre a oferta e demanda de SAF, como a diversificação da matéria-prima, incentivos para investimentos e maior participação na produção de combustíveis renováveis. Com aproximadamente 140 projetos em operação, a capacidade total de produção de SAF pode chegar a 51 milhões de toneladas com a distribuição de unidades produtivas em diversas regiões do mundo.
A Iata avalia que o potencial de produção de combustíveis renováveis pode ultrapassar a estimativa atual, à medida que o interesse dos investidores no SAF aumentar. Com um prazo médio de três a cinco anos entre o planejamento e a produção efetiva, os investimentos anunciados até 2027 poderão se converter em produção até 2030.
Para atingir a meta estabelecida pela Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) de reduzir em 5% as emissões de CO2 na aviação internacional até 2030, será necessário um aumento significativo na produção de SAF, que atualmente representa apenas 3% da capacidade total de produção de combustíveis renováveis. Walsh ressalta a importância das políticas governamentais para garantir que as companhias aéreas tenham acesso à quantidade necessária de SAF para cumprir as metas ambientais estabelecidas.
Em suma, o interesse crescente no SAF e os investimentos em curso representam um progresso significativo rumo à sustentabilidade ambiental na aviação, mas é fundamental que haja um esforço conjunto entre governos, indústria e investidores para acelerar a transição para um setor mais sustentável e ecoeficiente.