Produção da indústria de bens de capital cresce 3,5% em abril, aponta IBGE, com destaque para aumento de 25,5% em comparação anual.



A indústria de bens de capital apresentou um crescimento de 3,5% em abril em relação a março, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Comparado ao mesmo período de 2023, o indicador teve um avanço significativo de 25,5%. No entanto, no acumulado dos últimos 12 meses, a produção de bens de capital teve uma redução de 7,8%.

Já em relação aos bens de consumo, a produção teve um aumento de 0,2% entre março e abril. Comparando com o mesmo mês do ano passado, houve uma elevação de 13,5%. No acumulado em 12 meses, a produção de bens de consumo teve um aumento de 2,5%.

A produção de bens de consumo duráveis teve um crescimento de 5,6% em abril em comparação com março. Em relação a abril de 2023, o aumento foi de 25,8%. No acumulado em 12 meses, a produção desses bens registrou um crescimento de 1,4%.

No segmento de bens semiduráveis e não duráveis, a produção teve um aumento de 0,1% em abril na comparação com março. Em relação ao mesmo período do ano passado, a produção aumentou 11,5%. O acumulado em 12 meses apresentou uma taxa positiva de 2,6%.

Por outro lado, a produção de bens intermediários apresentou uma queda de 1,2% em abril em relação a março. Comparado a abril do ano anterior, houve um aumento de 4,6%. Já no acumulado em 12 meses, os bens intermediários tiveram uma expansão de 2,1%.

O índice de Média Móvel Trimestral da indústria registrou um leve aumento de 0,2% em abril, indicando uma ligeira melhora no desempenho do setor industrial no período analisado. Esses dados demonstram um cenário de recuperação gradual da indústria brasileira, impulsionado pelo aumento da produção de bens de consumo e bens de capital.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo