Procura por Nova Carteira de Identidade Nacional Atinge Recordes em Alagoas em Semana de Implementação



Na última semana, o serviço de emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) pelo Instituto de Identificação de Alagoas confirmou-se como o mais procurado nas Centrais Já do Estado. Durante apenas a primeira semana do novo sistema, 3.635 agendamentos foram realizados, um aumento expressivo de 836,86% em relação ao serviço de correção cadastral, que ocupa o segundo lugar no ranking de atendimentos.

Contudo, muitas pessoas ainda enfrentam dúvidas sobre o processo de agendamento para atendimento nos postos do Instituto de Identificação. A superintendência do órgão destacou que existem duas formas de agendamento para a emissão da nova CIN, que variam conforme a unidade de atendimento.

Para as Centrais Já, tanto na capital quanto no interior, o agendamento é totalmente online. As vagas são disponibilizadas gradualmente ao longo da semana, sem um horário fixo, exigindo que os interessados fiquem atentos às atualizações no sistema. A própria plataforma (https://ja.al.gov.br/) oferece explicações sobre a liberação das vagas. De sexta à noite até domingo, são liberadas 100% das vagas para a segunda-feira e 20% das vagas para os demais dias da semana. Já de segunda a quinta-feira, o sistema disponibiliza 100% das vagas para o dia seguinte e mais 20% para os dias subsequentes, possibilitando mais chances de garantir o novo RG.

Em relação aos demais postos de atendimento no interior do Estado que não fazem parte das Centrais Já, e também nas unidades operando nas Centrais Integradas de Segurança Pública (Cisp) e nas Casas de Direito de Maceió e Arapiraca, o agendamento deve ser feito presencialmente. Nesses casos, as pessoas interessadas precisam comparecer diretamente aos postos para agendar o atendimento.

O superintendente do Instituto de Identificação, Antônio Ferreira, destacou que, mesmo com uma vasta rede de postos, a gestão está em busca de alternativas para melhorar o atendimento à população. A superintendência está avaliando maneiras de ampliar o número de unidades e ações itinerantes, beneficiando sobretudo os cidadãos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

“Estamos sempre procurando soluções, firmando parcerias e realizando ações itinerantes com o objetivo de facilitar o acesso ao serviço de emissão da carteira para os alagoanos. A pedido do governador Paulo Dantas, buscamos implementar ideias, reestruturar o órgão e modernizar para oferecer um atendimento ágil, seguro e acessível para todos”, afirmou Antônio Ferreira.

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