Procon-SP notifica Enel por demora no restabelecimento de energia após temporal que deixou 2,1 milhões sem luz em SP



Na última sexta-feira, 11 de junho, um forte temporal atingiu a cidade de São Paulo e outros municípios do Estado, causando caos e deixando milhares de residências sem energia elétrica. Com ventos de 107,6 km/h, o temporal derrubou mais de 200 árvores e resultou em pelo menos sete mortes, além de afetar o fornecimento de água.

Diante da demora no restabelecimento do fornecimento de energia, o Procon-SP tomou medidas e anunciou que irá notificar a Enel, concessionária responsável pelo serviço, para que explique os motivos dessa demora. Além disso, o órgão informou que está monitorando relatos de problemas em cidades do interior do Estado, atendidas por outras concessionárias, e pretende notificá-las também.

Segundo informações divulgadas pela Enel, aproximadamente 1,35 milhão de imóveis estavam sem energia elétrica às 18h40, representando cerca de 17% dos usuários. A concessionária afirmou que está contabilizando os danos à rede e ampliou a equipe de técnicos para atuar nos atendimentos, inclusive trazendo profissionais de outros estados para auxiliar no processo.

O Procon, por sua vez, questiona a Enel sobre o atendimento aos consumidores, os eventos que geraram as interrupções no fornecimento de energia, a estrutura de pessoal para situações de emergência, medidas adotadas desde eventos semelhantes no último ano e os instrumentos de informação meteorológica da empresa para lidar com situações adversas.

Diante dos prejuízos acumulados pela população e dos problemas enfrentados após o temporal, tanto o Procon quanto a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) tomaram medidas para cobrar explicações da Enel e garantir a melhoria dos serviços prestados. Caso a concessionária não apresente soluções satisfatórias, a agência reguladora poderá recomendar a caducidade da concessão.

Em nota enviada à imprensa, a Enel se comprometeu a seguir um plano estruturado para a melhoria contínua dos serviços, buscando superar os indicadores estabelecidos e garantir a satisfação dos consumidores. A população aguarda por respostas e soluções efetivas para os problemas causados pelo temporal e pela demora na retomada do fornecimento de energia elétrica.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo