A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) esclareceu que a situação se deve a uma queda na rede aérea, essencial para a alimentação elétrica dos trens, verificada entre as estações Pirituba e Vila Clarice. Para permitir a atuação das equipes de manutenção, a circulação dos trens foi restringida a uma via única entre Pirituba e Vila Aurora, o que contribuiu para o aumento nos tempos de espera e na lentidão do serviço. A CPTM emitiu um comunicado pedindo desculpas pela inconveniência e informou que as causas do problema ainda estão sendo investigadas, sem previsão de quando o serviço será normalizado.
Além dos atrasos na Linha 7-Rubi, houve também alterações na operação da Estação Botujuru, onde as plataformas foram alteradas para facilitar os serviços programados, como a carga e descarga de materiais e a instalação de cabos de sinalização. Durante todo o dia, os trens que chegam e saem da estação utilizarão apenas a plataforma 2, afetando a frequência normal de operações.
Outras linhas da CPTM também estão apresentando mudanças neste fim de semana devido a manutenções previamente agendadas. A Linha 11-Coral, por exemplo, terá os trens circundando apenas a plataforma 2 nas estações Antônio Gianetti Neto, Ferraz de Vasconcelos e Poá até às 17h; enquanto a Linha 12-Safira adota o mesmo procedimento na Estação Engenheiro Goulart. Isso ocorre em meio a esforços para manter a infraestrutura em boas condições para os usuários.
Desde a transição da operação da Linha 7-Rubi para a TIC Trens, iniciada no dia 27 de agosto, a CPTM crê que as melhorias em serviços e infraestrutura possam ser atingidas até o total cumprimento da concessão, tarefa que compete à nova operadora a partir de 26 de novembro deste ano.